11 de junho de 2010

Bafana Tequila.

Ok pessoas, vai começar a Copa e alguns comentários sobre cada jogo se fazem necessários.

Amanhã começamos com África do Sul X México e embora a tendência implique em vitória mexicana, a experiência contradiz isso.

O México tem mais qualidade técnica, mas uma coisa vocês vão aprender durante essa Copa, aliás, em qualquer campeonato que seja disputado no modo de Copa (Copa Libertadores, Copa do Brasil, Copa SP), em World Cup não vence a maior qualidade. Basta ver casos clássicos como o Brasil de 82 (trucidado pela Itália de Paolo Rossi) ou a Hungria de 54 (exterminadas do futebol mundial por uma Alemanha fudida pelo pós-guerra). O que faz uma equipe ser campeã em um torneio desse tipo é a união do time, a coesão desse grupo, o foco dos jogadores em um só objetivo, vencer.

Eu sempre torço por zebras, portanto pra mim nunca foi surpresa ver uma Coréia do Sul eliminar Itália e Espanha em 2002 ou a própria Croácia de 98 que ficou em terceiro lugar ganhando do melhor time Holandês desde o famoso carrosel dos anos 70. Esse tipo de situação em Copa do Mundo não é maioria, mas é bem comum. Só por isso já é prescindível afirmar que não haveria favoritos na partida de amanhã, mas isso estaria errado. Why?

Bom, checando alguns números veremos que o México já participou de inúmeras aberturas de Copa, sempre perdendo. Ao passo que quando o país-sede participa do jogo de abertura, ele sempre ganha ou empata. Portanto juntando esses dados estatísticos eu diria que a África do Sul é clara favorita a partida.

Como disse, torço por zebras, portanto amanhã sou mexicano desde criancinha, quero ver lágrimas correndo da torcida sul-africana. Rir do Parreira, tomar tequila, falar bafana bafana, mandar o Galvão calar a boca, são apenas algumas das coisas que vocês devem fazer amanhã. Apito Inicial.

Nenhum comentário: