9 de junho de 2010

África do Sul, é logo ali...

Quando Fernando Vanucci, visivelmente alterado, profetizou um dos webhits mais famosos da década em 2006, tudo parecia tão longe. Fato é que 4 anos depois chega uma nova Copa do Mundo e nós não viramos comida de leões.

Amanhã acontece a festa de abertura do maior evento futebolístico, um dos maiores eventos esportivos do planeta. Não é dessa vez que o Blog do Élvio estará de perto cobrindo uma Copa (quiçá 2014), mas mesmo de longe creio que será possível falar algo que interesse seja lá a quem interessar. Não vamos ficar naquele blábláblá de envolver culturas, povos, África livre e com esperança, se desenvolvendo, não, definitivamente não é o foco desse Blog. Vamos tentar abranger as tangências da Copa, o limite do limite, o risco que traça um mapa, até onde o nosso olho percebe o horizonte.

Tentarei assistir a todos os jogos, mas já percebi que perderei cerca de 10 a 15 deles. Mesmo os que não assistir postarei algo sobre, seja o futebol ou os países em si.

Fato é que os milhões de leitores poderão se deliciar novamente com o humor peculiar e, na verdade, inexistente deste que vos fala.

Quando a Copa de 90 terminou, eu tinha cerca de 1 ano de idade e portanto não me lembro de muitas coisas, de 94 lembro de alguns flashes de Brasil X Colômbia e da comemoração no prédio quando fomos campeões. Já em 98 a coisa muda, vi muitos jogos, os do Brasil no colégio inclusive e lembro de coisas muito engraçadas. Em 2002 tenho mais memória, embora fossem de madrugada ou de manhã os jogos, vi pelo menos metade deles e os que não vi, ouvia no rádio durante as aulas (como comemorei a Coréia vencendo a Itália). Em 2006 mesmo sendo meu ano de vestibular olhei quase todos os jogos e tenho alguma coisa a falar sobre muitos deles (quem não lembra o choro do Boruc ao ver sua Polônia eliminada). Nessa Copa tenho plena convicção de que o mais interessante vai ser a torcida e não os jogos propriamente ditos e isso é muito legal.

Ao longo da semana, quando possível e inspirado fortemente num documentário que comprei um tempo atrás (Fifa Fever) postarei meus Top 5 de jogos, lances, momentos.

Enfim, há muita coisa a ser dita e lida. Nos vemos amanhã com Shakira e seu Waka Waka. Por enquanto relembrem o castelo de areia abäixo, abäixo.

Nenhum comentário: