29 de setembro de 2007

Que viva Eisenstein! - [3]

A saga tem seu fim aqui, acredito eu. Vi a "bilogia" Ivan, o Terrível.

As conclusões foram boas, junto de Alexander Nevski são os melhores do Eisenstein. O um ainda é melhor que o dois. Basta ver na foto acima o pequeno trabalho de figuração em um dos planos mais legais que eu já vi.

A história é sobre o Czar Ivan Vasilievski, mas de terrível eu pelo menos não vi muito. Ele não mata ninguém com as próprias mãos que eu lembre. Só os capachos dele. Na parte um depois que envenenam a mulher dele ele foge pra sei lá onde, e aí depois de muito tempo tem uma "vigília" em homenagem a ele, que é o que está na foto. O destaque do um então fica por esse plano mesmo, mas tem uma história bem consistente.

A história do dois não ficou muito clara pra mim, o filme é bem cansativo de se ver. O destaque fica pra uma experimentação com cores que ele fez, partes do filme (apenas uns 10 minutos bem pro fim) estão em vermelho, a imagem fica avermelhada e parece que o filme tem cores. Pra época bem interessante. Mas nenhum plano megalomaníaco como no anterior.

Eisenstein era mesmo um cara a frente do seu tempo. Queria eu ver a terceira parte dessa trilogia, que seria feita em cores. É muito estranho ver uma história inacabada, me incomoda isso. Recomendo verem os dois filmes. Mas se tiverem de optar escolham a parte um.

Nenhum comentário: