22 de outubro de 2009

Parlez-moi d'amour...

Cinesquemanovo excelente. Pena que não pude ir ver muitos filmes do festival, mas vou comentar um sessão deveras especial de hoje.

Sem enrolation, conteúdo.
"Haze", do Shinya Tsukamoto, é a "história" de um japa que acorda preso num cubículo e sem memória e a partir daí tem de sofrer muita tortura pra conseguir sair dali. É uma mistura de "O Cubo" com "Jogos Mortais". O filme atinge o objetivo de passar uma agonia, mas não gostei mesmo assim, sei lá vai ver não era o dia de ver um filme de horror. Tá, talvez ainda desse pra forçar uma leitura de que a opressão da sociedade nipônica é traduzível no fato do personagem estar ali recluso e não ter exatamente uma alternativa. Ah sei lá. Fodam-se os japoneses.
E os coreanos? Bom, o filme passado foi realmente bom. "Influenza", do Bong Joon-Ho é sincero e uníssono. Vemos a história de um homem que se perde no mundo do crime através de câmeras de segurança. Foi interessante que o cara conseguiu dar uma unidade pra história e enfim estruturou bem o filme. O ritmo cresce no tempo certo, e as cenas finais são hilariantes. Prepararam bem o clima pro próximo filme.

Que aliás merece um post exclusivo.

Nenhum comentário: